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March 16, 2020 - POR Admin

O que é Simetria, Assimetria e o Design?

De uma forma geral, nossos olhos tendem a buscar a perfeição e a organização em tudo o que percebemos como forma dentro de um design. A teoria do Gestalt explica isso: ela descreve como as estruturas mentais tentam organizar os dados visuais – e sugere que nós, seres humanos tentamos criar uma ordem natural nas coisas que vemos. Isso nos remete à ideia de Simetria, que é a conformidade entre tamanhos, formas e posições entre as partes de um todo. De uma maneira bem resumida, podemos afirmar que a  simetria é a harmonia resultante de certas combinações e proporções regulares. Já a Assimetria é simplesmente a ausência de simetria.

De uma forma geral, nossos olhos tendem a buscar a perfeição e a organização. Não é de se admirar, então, que empresas de sucesso como Motorola, McDonald’s e uma grande quantidade de empresas utilizem a simetria em seus logos, como podemos ver nos exemplos a seguir:

Motorola

Motorola

O nome da marca veio da união das palavras “motor” (em alusão á movimento) e “ola” (como referência ao som, como em vitrola, por exemplo). Dessa forma, a marca MOTOROLA remetia à ideia de som em movimento.

McDonald’s

McDonalds

Os arcos dourados, ou Golden Arches são originalmente arcos reais, que faziam parte do projeto da fachada do restaurante e foram incorporados ao logo em 1962.

Mercedes-Benz

Mercedes

O mundialmente famoso símbolo da Mercedes-Benz representa a triplicidade das atividades da Empresa, fabricante de motores para uso em terra, mar e ar, representadas na estrela de três pontas adotada como logotipo em 1909.

Toyota

Toyota

O logotipo da Toyota é formado por 3 elipses: a vertical representa seus Clientes; A horizontal, seus produtos; A maior unifica o universo dos Clientes ao de seus produtos. A combinação das elipses simboliza o “T” da Toyota.

Audi

audi

O logotipo da Audi remonta a 1932 quando a Auto Union se fundiu com as fabricantes de automóveis DKW, Horch e Wanderer. Cada um dos quatro círculos representa uma dessas empresas, ligadas entre si como uma só.

Assimetria

Mas, enquanto a simetria é esteticamente agradável e até reconfortante, com ela também corre-se o risco de tornar o seu logotipo demasiado previsível. A Assimetria, por definição, não tem simetria. Caracteriza-se por um desequilíbrio e desordem, e este tipo de tensão pode ser perturbador, mas também pode ser  profundamente interessante. Assimetria tende a levar um tipo de complexidade que transmite emoção, irreverência e jovialidade, dependendo da execução.

YouTube

YouTube

Chad Hurley, um dos criadores do youtube, estudou design na Universidade da Pensilvânia. Na criação do site, desenhou um logotipo que, de tão bem aceito, continua sendo usado até hoje.

Nike

Nike

O logotipo da Nike se chama Swoosh. Quem o criou, em 1971, foi a designer Carolyn Davidson, que recebeu apenas 35 dólares pelo serviço. Por mais que pareça um sinal de “correto”, é a representação da asa na estátua da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike.

Facebook

facebook

O logotipo original do Facebook apareceu contando apenas com a palavra “facebook” e um retângulo azul que enquadra a palavra. Este azul tornou-se sinônimo da marca e um pouco como o vermelho da Coca-Cola é uma das cores corporativas mais reconhecíveis do panorama gráfico mundial.

Gatorade

Gatorade

Depois de utilizar um raio como principal símbolo da marca em seu logotipo, recentemente sofreu uma profunda reformulação, onde o logotipo de GATORADE passou a ser representado apenas pela letra G com um raio no meio.

Simetria versus assimetria no projeto

Um designer hábil e intuitivo deve dar a devida atenção para as conotações subliminares que um design simétrico ou  assimétrico potencialmente podem transmitir para um cliente. Quer se trate de um logotipo, um site, ou outros materiais de branding, o uso de simetria naturalmente evoca uma sensação de calma e ordem; assimetria, por outro lado, tende a comunicar emoção e risco.

Considere como exemplo as duas versões diferentes do logotipo da Pepsi-Cola. Até 2008, o logotipo foi simétrico, com as partes do vermelho, branco e azul de forma equilibrada. A reformulação, no entanto, é o exemplo perfeito de assimetria, com o espaço vermelho muito mais dominante do que o azul.

Pepsi antigo

O antigo logo da Pepsi e sua simetria de formas e cores.

Pepsi novo

O novo logotipo, mais assimétrico e ousado.

Talvez se possa argumentar que a chave da mudança da “perfeição” do logotipo anteriormente simétrico da Pepsi para uma versão desequilibrada e assimétrica pode ser vista como indicativo de uma mudança dos tempos. No ano passado, a previsibilidade constante e confiabilidade foram primordiais qualidades da marca. Como a cultura evolui, a marca priorizou uma nova versão, mais jovem e “descolada” para os novos tempos. Um acerto, já que as marcas de refrigerante têm nos adolescentes e jovens o seu grande público-alvo.

Outro bom exemplo é o logotipo usado pelo presidente Obama para a campanha presidencial. Como a empresa de refrigerante, o logotipo da campanha do presidente americano Barack Obama emprega assimetria. Já o logotipo de seu adversário, o Sr. Romney, foi visto como certinho e conservador demais. Obama se posicionou como descolado e “na moda” e bem, talvez o logotipo não o tenha levado a vencer a eleição, mas ajudou – e muito! –  a passar  a imagem que gostaria de passar. É mais um grande exemplo como um simples logotipo pode passar uma mensagem (ainda que inconsciente) incrivelmente precisa.

Obama1

Logotipo da campanha de Barack Obama: cores da bandeira Americana, um novo horizonte surgindo nos céus e um design extremamente icônico e multiuso.

Um ou ambos

Em última análise, quando se trata de conceber um logotipo, uma escolha entre design simétrico ou assimétrico inevitavelmente deve ser feita. Felizmente, ela não tem que ser limitada apenas ao uso de uma ou de outra em web design – ambos os elementos podem ser incorporados no mesmo site para servir finalidades diferentes. Por exemplo, o uso de assimetria para chamar a atenção para um componente em particular e para transmitir o movimento. Empregar simetria para elementos passivos, tais como fundos e navegações, etc… O site abaixo é um bom exemplo de como ambos os elementos podem ser usados para criar uma concepção bem sucedida. Alguns dependem fortemente de um ou de outro, integrando simetria e assimetria para o impacto desejado:

havaianas

Site da marca de calçados havaianas mostra um excelente equilíbrio entre a simetria e completa assimetria dos objetos.

Conclusão

No geral, há muito a ser obtido através da utilização tanto simetria e assimetria no processo de design. Enquanto o olho humano encontra grandes benefícios na simetria, o impacto visual assimétrico também tem utilizações significativas. É claro que o primeiro carrega consigo virtudes como a consistência e integridade, enquanto a segunda traz elementos da individualidade e intriga.

Quando ambos – simetria e assimetria –  são estrategicamente empregados, é possível que o projeto possa ser refinado e polido, e, ao mesmo tempo, ser visualmente atraente. Como Yin e Yang, essas forças aparentemente contraditórias são interconectadas e interdependentes; cabe ao designer para determinar exatamente como.

 Que outras coisas um design simétrico ou assimétrico implica em suas criações? Como você equilibra os dois em seu trabalho? Deixe-nos saber nos comentários. Aproveite para curtir e compartilhar o blog com seus amigos!